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O diferencial


Qual a diferença entre um projeto bacanudo e um “nah, é só mais um”? O diferencial! ... calma, eu vou explicar.

Pelas minhas andanças no mundo de roteiros amadores (que não são tantas) percebi que roteiristas se contentam com ideias que na verdade são básicas e produzidas em fábricas. Não que isso seja ruim, afinal a razão para que isso aconteça são as influencias dos projetos profissionais no mercado. Ai que tá, profissionais. Imagine um editor com dois projetos teoricamente básicos nas mãos, o de um amador e o de um profissional. Qual acha que ele vai escolher? O do amador pode até ser um tanto melhor, mas entre um básico e outro vale a pena investir naquele que tem mais chances de futuro, ou seja, o profissional com toda sua experiência e elegância vai ganhar. Então, a menos que já seja um profissional, ao menos tente sair do básico.

Fugir do básico não quer dizer que tenha que criar algo 127,3% novo, o importante é que tenha pelo menos uma coisa nova, se possível tão nova que vai acabar mascarando o que já é velho até que seja tarde demais para o leitor. O mercado está cheio de jovens em uma jornada para salvar o mundo, de amores que surgem na escola após calcinhas esvoaçarem e de pessoas tristes após perderem alguém próximos. Mas não há no mercado jovens em uma jornada para salvar o mundo deles mesmos, amores que surgem na escola após nada obsceno acontecer e pessoas tristes sem perderem ninguém enquanto estão em uma família feliz... deu para entender? Algo novo grande o suficiente para dar um sabor diferente a algo que lá no fundo é a mesma coisa. Então, resuma seu projeto como fiz nos exemplos e veja se há diferencial e/ou se dá para encaixar algum.

Pequenas novidades são bacanas também, elas não chegam a mudar o projeto, mas dão ao leitor uma sensação gostosa. Animais diferentes são um exemplo, não muda em nada o projeto, mas liga algo bom na cabeça do leitor por alguns instantes. Personalidades fora dos padrões costumam se destacar, porque é diferente e isso gera curiosidade (~”o que ele vai fazer/faria nessa situação”, quanto aos normais o leitor provavelmente já sabe o que vai acontecer). Acontecimentos inesperados são divinos, é difícil pegar o leitor desprevenido pois ele está acostumado com o estilo, então se conseguir pegar ele desprevenido vai ser uma explosão de coisas boas, mas só no momento que o acontecido aconteceu.

Não sei como ajudar a encontrar o diferencial do seu projeto, além de dando exemplos e falando a regra de ouro, planeje! Não escreva uma ideia só porque pareceu boa porque está perto dos padrões do mercado, lembre-se, o mercado nem sempre esteve assim, um dia uma inovação melhorou o que muitos já davam como certo e um dia algo vai mudar esse novo certo, e isso vi se repetir para sempre, e os culpados? Os diferenciais.

2 comentários:

  1. É isso ai!
    Mas essa do diferencial tem que ser bem pensado, usamos uma receita como exemplo. É uma receita pronta pois está provada que é boa, então muitos a seguem porque o resultado é garantido, mas você pode inovar com uma pitada sua, ficando boa ou ruim. Em roteiros é parecido, cada um tem seu estilo de se fazer, mas você estará seguindo uma linha que muitas vezes (no amadorismo) é monótoma, ai entra o diferencial, que certamente destacará sua obra, mas pode destacar num negativo ou positivo... rsrs

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  2. ... receita... boa comparação... pq não pensei nisso antes T^T (pq pareceria que sempre resulta em coisa boa! Rá! Arrumei uma desculpa!)

    e é vdd, tem q ser bem pensado porque o tiro pode sair pela culatra. Mas não se assustem esse é um risco que vale a pena correr, afinal é totalmente controlável, já que se ficar bom maravilha, mãos a massa, se não ficar bom, segura as pontas e continue tentando (não saia escrevendo algo que não ache que vá ficar bom). E se não tiver paciência siga a receita básica mesmo, mas tem que estar ciente do risco de cair na monotonia, o que costuma acontecer sem que o roteirista perceba por estar muito empolgado com o projeto (kkkkkkkkkk não pode se empolgar não, tem que ficar atento (⌐■_■) ).

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